Home » Cultura » Inclusão social de portadores de deficiência terá apoio da ACIF

Inclusão social de portadores de deficiência terá apoio da ACIF

pap5

A inclusão é valorizada no projeto. Foto: Divulgação.

A inclusão social por meio do mercado de trabalho é um dos destaques da 5ª edição do Programa de Apoio a Projetos (PAP 5) da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Por meio da parceria com a empresa de limpeza e serviços especiais Ondrepsb, a entidade criou uma nova categoria para projetos que oportunizem o desenvolvimento profissional de pessoas portadoras de deficiências físicas, mentais e/ou psíquicas.

Segundo a diretora de Empreendedorismo Social da ACIF, Larissa Kroeff, é preciso reforçar a ideia de que as pessoas com algum tipo de deficiência também são produtivas e podem gerar competitividade para as empresas. “São pessoas capazes de exercer inúmeras atividades profissionais e muitas até com qualificação superior aos demais. É só uma questão oferecer oportunidades”, destaca.

Hoje, o Brasil tem 357 mil postos de trabalho destinados a esse público, grande parte deles criadas em função da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência. A lei estabelece que empresas com mais de cem funcionários devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência. Mas, segundo dados do Ministério do Trabalho, ainda é pequeno o percentual de contratações por empresas que não são obrigadas a cumprir a medida, já que 92% destas contratações foram em função da legislação.

Pelo PAP 5, a categoria de inserção de portadores de deficiência terá disponível 20 mil reais para projetos e inciativas prioritariamente com esta finalidade ou que gerem desenvolvimento, formação e/ou inclusão social deste público. Já o outro montante, de 50 mil reais, será destinado para ajudar a desenvolver iniciativas nas áreas de Empreendedorismo, Cooperativismo, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, Promoção da Cultura e Arte, e Filantropia e Educação, que beneficiem Florianópolis e seus moradores. As inscrições devem ser realizadas apenas pelo www.acif.org.br/projetos/pap, de 24 de agosto a 25 de setembro. A seleção será realizada em novembro e o resultado divulgado em dezembro.

Nas últimas quatro edições, o PAP recebeu 170 inscrições e 18 projetos foram realizados graças ao auxilio financeiro da ACIF. As iniciativas não selecionadas estão armazenadas no banco de dados no site do Programa, e podem ser visualizadas por possíveis investidores.

Como participar do PAP 5
Para participarem do processo de seleção do PAP 5, as iniciativas devem ser executadas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, todas na Capital, e por ‘pessoas jurídicas sem fins lucrativos’, também sediadas em Florianópolis. Os projetos devem obedecer a critérios como relevância social e poder transformador; potencial de continuidade; oportunidades para voluntariados; sustentabilidade; visibilidade, inovação e criatividade; entre outros. Cada projeto inscrito deverá apresentar orçamento com valores a partir de hum mil reais e até, no máximo, 20 mil reais. Não serão analisados projetos com orçamento fora destes valores.

A entidade vai disponibilizar uma equipe para atendimento presencial dos interessados em elaborar projetos, tirar dúvidas sobre inscrições e regras do edital. O atendimento será realizado todas às segundas-feiras pela manhã (durante o período de inscrições), mediante agendamento prévio. Além disso, a ACIF irá acompanhar a execução dos projetos selecionados e, os que precisarem de mais de seis meses para ser executados, deverão fornecer relatórios trimestrais informando o andamento das atividades.

Mais informações pelo e-mail projetos@acif.org.br ou pelo telefone (48) 3244-5578.

Publicações Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Translate »

Login

X