Home » Cultura » Festa Nacional do Pirão: tradição, shows e gastronomia em Barra Velha

Festa Nacional do Pirão: tradição, shows e gastronomia em Barra Velha

2 (2)

Festa ocorre em setembro. Créditos: Divulgação.

Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados. Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento.

A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações.

A mesma receita que atrai tanta gente, também é o responsável pelo concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, que premia quem consegue preparar e comer mais rápido um pirão com 200 gramas de farinha de mandioca e 200 mililitros de água, utilizando somente um garfo e apenas uma mão. “Parece simples, mas é complicado porque não é apenas jogar um ingrediente no outro e mexer. Tem que ter técnica e não pode haver desperdício”, comenta Daniel Pontes da Cunha, presidente da Fundação de Turismo e um dos organizadores da prova.

Horários da Festa Nacional do Pirão
Na abertura (6/9), a programação inicia às 18h. Nos dias seguintes, até domingo, a estrutura estará aberta já às 11h, com atividades gastronômicas, apresentações locais, exposição de artesanato e uma série de atrações até às 4h da madrugada. Vale destacar que além dos shows nacionais, também estão previstos bailes e muita diversão. A Vila Açoriana contará com mais de 20 estandes para apresentação da cultura local. Artesãos com diferentes habilidades vão expor seus trabalhos na mostra “Saberes e Fazeres da Cidade”.

Programação paralela
A estrutura que prevê receber entre 120 mil e 130 mil pessoas durante os cinco dias de festa terá ainda uma programação paralela que contempla atividades rurais, como o Rodeio Country 2017, que será realizado na quinta (7/9), na sexta (8/9) e no sábado (9/9), com provas, montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. A Festa Nacional do Pirão também terá o Encontro de Trilheiros Pirão na Lama, que se reunirá no domingo (10/9) para disputa de motocross e quadriciclos, na Igreja de São Cristóvão. O reflexo já é percebido na rede hoteleira que já está praticamente toda lotada para o período do evento.

A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos. A mascote da festa, batizado de Pirãozito, estará presente diariamente no local. Será um dos atrativos para a criançada e motivo certo de fotos entre os adultos.

Shows nacionais
6/9 (quarta) – Luan Santana
7/9 (quinta) – Antony & Gabriel e Anitta
8/9 (sexta) – Zezé Di Camargo & Luciano
9/9 (sábado) – Munhoz e Mariano
10/9 (domingo) – Trio Parada Dura
Os ingressos para o espaço dos shows estão sendo vendidos pelo site www.ingressonacional.com.br. Os lotes iniciam a partir de R$ 20. No domingo (10/9), o show com Trio Parada Dura será gratuito.

Serviço
O quê: 21ª Festa Nacional do Pirão
Quando: de 6 a 10 de setembro
Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – lado do Ginásio de Esportes
Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para os shows nacionais
Informações: (47) 3446-1231

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Translate »

Login