Home » Full Banner » ESPECIAL: Florianópolis e a estrutura para nômades digitais

ESPECIAL: Florianópolis e a estrutura para nômades digitais

Por Matheus de Souza Miranda

Trabalhar “por conta” além de tentador é maravilhoso. Ter a possibilidade de fazer os próprios horários, acordar um pouco mais tarde e trabalhar de frente de uma bela paisagem é um dos motivos que leva muitas pessoas a se jogarem na vida nômade digital. Porém, na prática percebemos que muitas vezes aquela praia paradisíaca não tem um mísero plug para carregar o notebook. O que fazer nessa hora?

A regra número 1 de um nômade é planejamento. Depois que estiver na praia paradisíaca sem energia elétrica, a única coisa que você pode fazer é relaxar, se conseguir. Porém, para evitar isso, nós do Acontece Floripa resolvemos fazer um raio X da nossa amada ilha. Vamos apresentar para vocês um resumo do que esperar de Florianópolis em relação à estrutura para o trabalho remoto.

Internet
12Esse requisito não é o primeiro da lista à toa. É fundamental para qualquer nômade uma boa Internet e, para nossa alegria, na ilha é possível conectar-se em qualquer canto. De norte à sul pousadas, hotéis, hostels e anfitriões oferecem acesso à rede. Porém, quanto mais ao sul da ilha, em praias mais paradisíacas, menor é a qualidade desse sinal. Porém, não é ao ponto em que você se sinta em “náufrago”!

Coworkings
Trabalhar em casa é maravilhoso. Poder fazer todas as suas tarefas, reuniões e pesquisas de pijama é muito tentador. Mas, sejamos sinceros, as vezes cansa. Por isso, poder contar com algum lugar inspirador, com uma boa estrutura e um bom café é fundamental para sair da rotina. Floripa conta com alguns espaços voltados para o trabalho criativo. Porém, esses se concentram no centro da ilha, ou seja, caso você procure um ambiente de frente para o mar, não vai encontrar. Porém, esses que existem possuem um ambiente inspirador e bastante colaborativo.

Dicas de lugares:
Sítio: https://www.facebook.com/ositiofloripa/
Impact Hub: https://www.facebook.com/impacthubfloripa/
Cool2work: https://www.facebook.com/cool2work/

3

Trabalho e café é uma receita de sucesso!

Cafés
Esses são os meus preferidos. Para quem busca um lugar casual para uma reunião ou uma única tarde de trabalho um café é a melhor opção. A ilha conta com diversos cafés maravilhosos, a grande maioria possui internet. Contudo, a grande maioria não possui estrutura tampouco um atendimento voltado para esse público. Para falar a verdade são pouco cafés que você pode levar seu note, sentar confortavelmente e passar uma tarde produzindo. Mas aqueles que atendem esse público são maravilhosos.

Dicas de lugares:
Black Joy: https://www.facebook.com/blackjoyart/
Café cultura: https://www.facebook.com/cafeculturabrasil/
Café Paris: https://www.facebook.com/redecafeparis/

11

Transito na capital costuma ser intenso.

Locomoção
Imagine uma praia linda, surfistas se equilibrando sobre suas pranchas enquanto jovens discutem animadamente sobre a festa a noite anterior. Lindo né? Agora imagina você vendo essa imagem de dentro de um carro por duas horas. Essa é a realidade de Floripa na alta temporada. Por isso, caso queira adotar essa ilha como morada, é importante prestar atenção nesse quesito. Em relação ao transporte público a ilha possui apenas o serviço de ônibus. Esse é integrado e, por isso, mesmo não sendo uma Curitiba (s2), é bastante eficiente. Além disso, em qualquer ponto da ilha conseguir um Uber é sempre muito rápido.

Dica: baixe o aplicativo moovit que mostra horários e rotas de ônibus.

Habitação
Está aqui outro ponto muito importante para quem quer percorrer o mundo enquanto trabalha. Em Florianópolis existem diversas opções e para diversos bolsos. Existe uma ampla oferta de hostels, hotéis, pousadas e ofertas em aplicativos com Airbnb. Contudo, a ilha ainda é muito voltada para o turismo, por isso existe uma grande dificuldade em encontrar aluguéis temporários com um bom preço. Caso você não queira gastar muito com moradia, jamais venha para cá na alta temporada.

Uma boa opção que tem despontando na ilha é o workplace. Essa é uma plataforma social onde você pode pagar sua estadia prestando serviços para o anfitrião. Essa é uma boa maneira de fazer amizades, divulgar seus serviços e economizar uma graninha.

Lazer

Então… esse tópico é meio redundante, mas é sempre bom relembrar. Florianópolis tem opções para todos os gostos. Costumo dividir a ilha em dois mundos: Norte e Sul. Para quem é mais baladeiro, gosta de cidade, agito e badalo o centro e Norte é uma ótima opção. As praias do Norte são para aquele tipo de pessoa que ama pegar um sol, mas não abre mão de uma comprinha ou uma festa na areia. Para quem busca sossego, calma e contato com a natureza, as praias do Sul é um convite para essa conexão. Existe opções de trilhas, passeios, mergulho e muitos lugares para um luau ou piquenique.

Percebemos na prática que Florianópolis possui uma ótima estrutura. Porém, muito mais voltada para o turismo comercial do que para nômades digitais. Contudo, essa estrutura mesmo que pensada para outro público pode ser muito bem aproveitada. Assim, deixamos o conselho de conhecer a ilha para trabalho fora da temporada, pois mesmo no outono ou inverno o clima e as paisagens são impagáveis. Poderíamos ficar aqui incluindo itens e mais itens nessa lista com muitos mais benefícios de morar e trabalhar nessa ilha. Porém, seriam apenas palavras. Quem vem para cá jamais volta indiferente a algo que é impossível descrever aqui: a energia.

Publicações Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Translate »

Login